Segunda, dia 22 de
setembro, 20h
Abertura oficial do
27º SET Universitário
Centro de Eventos
da PUCRS
Que Brasil é esse
que construímos?
- Celso Athayde – é um
produtor de eventos e ativista social, especializado nas favelas e periferias
do Brasil. Nasceu na Baixada Fluminense, RJ, onde viveu até os 7 anos. Aos 16,
já havia morado em 3 favelas, em abrigos públicos e na rua. Foi criado na
Favela do Sapo, zona oeste do Rio de Janeiro. Autodidata, Celso assina três
Best Sellers, é coautor dos livros Falcão - Mulheres do Tráfico (2007), Falcão
- Meninos do Tráfico e Cabeça de Porco, sendo os dois primeiros com o
Rapper MV Bill e o último, com o sociólogo Luiz Eduardo Soares. Seu
quarto livro é O Manual dos Basqueteiros, a primeira publicação de basquete de
rua que se tem notícia. Celso é fundador da CUFA
- Central Única das Favelas, a maior organização não governamental focada nas
favelas do Brasil e presente em mais de 15 países; da Favela Holding, a primeira que se tem
notícia e do Data
Favela, instituto de pesquisa e estratégias de negócios
especializado na realidade das favelas brasileiras. Sob a criação de Celso
Athayde está também a LIIBRA - Liga Internacional de Basquete de Rua, evento
internacional que acontece em 12 países e nos 27 estados da federação; o CineCufa,
um festival de cinema internacional de produções audiovisuais realizadas por
moradores de favelas; o BRADAN, festival
brasileiro de Break e o RPB, Rap
Popular Brasileiro, festival nacional de música rap, que tem como objetivo
criar um diálogo entre o rap e as músicas regionais. Em suas descobertas
artísticas, Celso também dirigiu e produziu o documentário Falcão Meninos do
Tráfico, co-dirigido por MV BILL, um filme que se tornou referência e mudou o
olhar da sociedade sobre o tema educação e segurança pública. Além desses,
Celso dirigiu também outros filmes como Três da Madruga, Di Menor e Soldado do
Morro. Celso Athayde cuida ainda da agenda de nomes do hip hop brasileiro,
como Nega Gizza e MV Bill.
- Renato
Meirelles - é Presidente do Data Popular, instituto de pesquisas
pioneiro e referência absoluta no conhecimento das Classes C, D e E no Brasil.
Considerado um dos maiores especialistas em mercados emergentes do Brasil, foi
colaborador do livro “Varejo para Baixa Renda”, publicado pela Fundação Getúlio
Vargas, autor dos livros “Guia para enfrentar situações novas sem medo” e “Um
País chamado Favela”. Em 2012, fez parte da comissão que estudou a Nova Classe
Média, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. No
Data Popular, conduziu diretamente mais de 300 estudos sobre o comportamento do
consumidor emergente brasileiro tendo atendido as maiores empresas de varejo,
indústria e serviços do Brasil C&A, Vivo, Caixa, SEBRAE, Casas Bahia,
BRF, Magazine Luiza, P&G, Febraban, CVC, TAM, Ambev, MRV entre outras.
- Eduardo Lyra – tem 26, nasceu numa
favela. Seu pai se tornou dependente de drogas e ingressou no crime. Foi preso
e indiciado por porte de arma, formação de quadrilha e assalto a banco. Eduardo
não tinha referências, mas o contraponto foi a sua mãe, Maria Gorete Brito
Lira. Ela colocou na cabeça do filho, que ele podia ser maior e com esta frase
mudou a sua vida: "Não importa de onde você vem, mas, sim, pra onde
vai". Inspirado, Edu se tornou justamente aquilo que muitos imaginaram que
ele não seria: jornalista, escritor, roteirista e empreendedor social.
Foi eleito pelo Fórum Econômico Mundial, 1 dos 15 jovens brasileiros que podem
melhorar o mundo e saiu na lista da revista Forbes Brasil como 1 dos 30 jovens
mais influentes do País, sendo o único de periferia. Eduardo fundou o Instituto
Gerando Falcões e por meio do hip hop, dança de rua, teatro e literatura, já
tocou a vida de mais de 200 mil jovens de comunidades. Edu acredita que
"pau que nasce torto não está sentenciado a morrer torno". Tem
virada. Tudo é possível e todos podem. É autor do livro Jovens Falcões, e se
tornou consultor do Caldeirão do Huck, da Tv Globo.
Terça, dia 23
de setembro, 9h30min
Centro de
Eventos da PUCRS
O Brasil na rua: da
Ditadura até as manifestações de 2013
- Sônia Hass – irmã do médico e
militante do PC do B, João Carlos Haas Sobrinho, o Dr. Juca, que participou da
Guerrilha do Araguaia e foi assassinado durante a repressão da Ditadura
Militar. Nestes últimos 30 anos foi um das maiores ativistas pelas causas dos
desaparecidos políticos e torturados pela Ditadura Militar no Brasil.
- Luiz
Claudio Cunha – é um jornalista brasileiro, natural de Caxias do
Sul. Trabalhou para diferentes órgãos de imprensa como os jornais O Estado de
S.Paulo, Jornal do Brasil, O Globo, Correio Braziliense, Zero Hora, Diário da
Indústria e Comércio, e as revistas Veja, IstoÉ e Afinal. Foi também
editor-contribuinte da revista Playboy. Comandou a redação da Veja em Porto
Alegre (1973-1980) e em Brasília (1981-1983). Também em Brasília, chefiou a
redação de IstoÉ (1984)e Afinal (1985-1986), e de O Estado de São Paulo, Jornal
do Brasil, Zero Hora e Diário da Indústria e Comércio. Sua carreira
jornalística está marcada pela reportagem investigativa e pelo jornalismo
político. Ganhador de vários prêmios jornalísticos, cobriu episódios políticos
marcantes da história recente do Brasil e escreveu sobre crimes contra os
direitos humanos realizados pelas ditaduras militares do Cone Sul. Dentre seus trabalhos mais importantes,
destaca-se a série de reportagens realizadas entre 1978 e 1980, sobre o
episódio conhecido como “Sequestro dos Uruguaios”, uma
tentativa ilegal de militares brasileiros e uruguaios para a prisão de ativistas
uruguaios, no âmbito da clandestina Operação Condor. Foi
integrante e um os coordenadores da Comissão Nacional da Verdade até o fim de
2013.
- Luan Cordeiro – é advogado, Fundador
do Grupo Habeas Corpus e do Coletivo de Advogados do Rio de Janeiro,
especialista em Direito de Família Diretor do IBDFAM Teresópolis/RJ.
Terça, dia 23 de setembro, 16h
Auditório da
Famecos
Cine Político: 50
anos do Golpe Militar no Brasil
“O dia que durou 21
anos” de Camilo Galli Tavares
Terça, dia 23 de setembro, 20h
Centro de Eventos
da PUCRS
Sessão especial e
comentada do filme “Mercado de Notícias”, de Jorge Furtado
- Giba Assis Brasil
- montador
e roteirista de cinema e televisão. Formado em Jornalismo pela UFRGS, em 1980.
Membro da Casa de Cinema de Porto Alegre desde sua fundação, em 1987. Membro do
Conselho Superior de Cinema Brasileiro entre 2004 e 2009. Professor de Cinema
no curso de Comunicação da UFRGS (1994-2004) e do curso de Realização
Audiovisual da Unisinos, onde leciona as disciplinas de "Introdução à
Linguagem Audiovisual", "Decupagem", "Especialidade em
Montagem" e "Repertório Cinematográfico 2". Tem em sue currículo
a direção do longa-metragem VERDES ANOS (1984), do longa em super-8 DEU PRA TI
ANOS 70 (1981) e do curta INTERLÚDIO (1983). Foi roteirista de vários curtas,
dos longas ME BEIJA (1984), O MENTIROSO (1988), SUPER COLOSSO (1995),
TOLERÂNCIA (2000) e ANTES QUE O MUNDO ACABE (2010); e das minisséries de televisão
AGOSTO (1993) e LUNA CALIENTE (1998); supervisor de roteiro da série de TV
AVENTURAS DA FAMÍLIA BRASIL (2009).
- Geneton Moraes
Neto -
Trabalha na Rede Globo, no Rio, desde 1985. Iniciou-se na
profissão como repórter do Diário de Pernambuco, em 1972. Entre 1975
e 1980, foi repórter da sucursal Nordeste do jornal O Estado de S.Paulo. Transferiu-se para o Rio
em 1985. Já foi editor do Jornal da
Globo e do Jornal
Nacional, correspondente do canal Globonews e
do jornal O Globo na Inglaterra,
além de repórter e editor-chefe do programa dominical Fantástico.
Ganhou o Prêmio Embratel de telejornalismo de 2010 com as entrevistas com os
generais Newton Cruz e Leônidas Pires Gonçalves, exibidas no
programa Dossiê Globonews. Ao receber o prêmio, disse, em texto publicado
no portal G1:
"Não se faz Jornalismo com tédio. Faz-se com devoção. Jornalista existe
para levantar – não para derrubar – assuntos". Dirigiu, em 2010, o
documentário Canções do Exílio, exibido no Canal Brasil,
com depoimentos de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Mautner e Jards Macalé sobre
o período em que viveram em Londres. Recebeu da Academia Brasileira de Letras (ABL),
em 2012, a Medalha João Ribeiro, concedida anualmente a personalidades que se
destacam na área da cultura. Dirigiu o primeiro documentário de longa metragem
produzido pela Globonews: Garrafas ao Mar: a Víbora Manda Lembranças. Com uma
hora e vinte de duração, o documentário reúne entrevistas gravadas ao longo de
vinte anos de convivência com o jornalista Joel Silveira, tido como o maior
repórter brasileiro. Garrafas ao Mar foi exibido pela Globonews, sem
intervalos, no dia dois de fevereiro de 2013. Em dezembro, o jornal O Globo
elegeu Garrafas ao Mar como um dos "dez melhores programas" exibidos
pela TV brasileira em 2013. Também em 2013, dirigiu, na Globonews, o
documentário Dossiê 50: Comício a Favor dos Náufragos - com gravações em áudio
e vídeo feitas com todos os onze jogadores que enfrentaram a Uruguai na decisão
da Copa de 1950, no Maracanã.
Quarta-feira, 24 de setembro, 9h30min
Quarta-feira, 24 de setembro, 9h30min
Centro de Eventos
da PUCRS
A publicidade que
todos amam
- João Livi - É Diretor Geral de
Criação da Talent. Criador de campanhas como "Pergunta lá no Posto
Ipiranga", "Tem Net e tem tipo Net", " Rugby , Isso
ainda vai ser grande no Brasil", E "Upalalê, para Santander".
Melhor Diretor de Criação do Brasil no Premio Folha/Meio e Mensagem em 2007.
Vencedor do Premio Caboré 2012 na categoria Criação. Ganhador do Prêmio Garra
de Ouro 2013 da APP pela Contribuição Profissional. Ganhador de Grand Prix do Festival
de Cannes 2012. Membro do Board Criativo Mundial da Publicis. João Livi é
formado pela Famecos da PUC.
Quarta-feira, 24 de setembro, 9h30min
Centro de Eventos da PUCRS
Centro de Eventos da PUCRS
Comunicação inovadora, a chave de um bom relacionamento. O caso Ipiranga
- Vânia Paes Barreto Marcondes
Profissional com
cerca de 20 anos de vivência em várias áreas, predominantemente em treinamento
de marketing e vendas e desenvolvendo projetos em áreas como: Marketing,
Programas de Incentivo e Projetos de Capacitação em geral. A carreira foi
construída em empresas nacionais e multinacionais de grande porte e em
consultorias, tais como: Grupo Ultra/Ipiranga, Chevron Brasil, Xerox do Brasil,
Sul América Seguros, XTC Consultoria e Oi. Grande experiência em Treinamento de
Vendas, Produtos e Serviços; desenvolvendo, implementando e ministrando
programas para a força de vendas direta e indireta nas áreas de varejo e
corporativa. Atualmente na Ipiranga
Produtos de Petróleo atua como Coordenadora de Programas de Incentivo e
Relacionamento VIP, na Diretoria de Marketing e Varejo. Possui foco em Programas de Capacitação e de
Incentivo. Na área todos os projetos são iniciados, desenvolvidos, testados
e consolidados. Desenvolvimento e implementação de programas de treinamento
e-learning, via Escola de Varejo, dentre eles a TV VIP, vídeos semanais de
treinamento transmitidos via internet, para os profissionais dos postos
Ipiranga. Coordenação de programa de incentivo para público de 57.000 pessoas,
com objetivo de desenvolver relacionamento e estimular para alcançar as metas
de vendas estabelecidas.
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