Segunda, dia 22 de setembro, 20h
Abertura oficial do 27º SET Universitário
Centro de Eventos da PUCRS

Que Brasil é esse que construímos?

- Celso Athayde – é um produtor de eventos e ativista social, especializado nas favelas e periferias do Brasil. Nasceu na Baixada Fluminense, RJ, onde viveu até os 7 anos. Aos 16, já havia morado em 3 favelas, em abrigos públicos e na rua. Foi criado na Favela do Sapo, zona oeste do Rio de Janeiro. Autodidata, Celso assina três Best Sellers, é coautor dos livros Falcão - Mulheres do Tráfico (2007), Falcão - Meninos do Tráfico e Cabeça de Porco, sendo os dois primeiros com o Rapper MV Bill e o último, com o sociólogo Luiz Eduardo Soares. Seu quarto livro é O Manual dos Basqueteiros, a primeira publicação de basquete de rua que se tem notícia. Celso é fundador da CUFA - Central Única das Favelas, a maior organização não governamental focada nas favelas do Brasil e presente em mais de 15 países; da Favela Holding, a primeira que se tem notícia e do Data Favela, instituto de pesquisa e estratégias de negócios especializado na realidade das favelas brasileiras. Sob a criação de Celso Athayde está também a LIIBRA - Liga Internacional de Basquete de Rua, evento internacional que acontece em 12 países e nos 27 estados da federação; o CineCufa, um festival de cinema internacional de produções audiovisuais realizadas por moradores de favelas; o BRADAN, festival brasileiro de Break e o RPB, Rap Popular Brasileiro, festival nacional de música rap, que tem como objetivo criar um diálogo entre o rap e as músicas regionais. Em suas descobertas artísticas, Celso também dirigiu e produziu o documentário Falcão Meninos do Tráfico, co-dirigido por MV BILL, um filme que se tornou referência e mudou o olhar da sociedade sobre o tema educação e segurança pública. Além desses, Celso dirigiu também outros filmes como Três da Madruga, Di Menor e Soldado do Morro. Celso Athayde cuida ainda da agenda de nomes do hip hop brasileiro, como Nega Gizza e MV Bill.

- Renato Meirelles - é Presidente do Data Popular, instituto de pesquisas pioneiro e referência absoluta no conhecimento das Classes C, D e E no Brasil. Considerado um dos maiores especialistas em mercados emergentes do Brasil, foi colaborador do livro “Varejo para Baixa Renda”, publicado pela Fundação Getúlio Vargas, autor dos livros “Guia para enfrentar situações novas sem medo” e “Um País chamado Favela”. Em 2012, fez parte da comissão que estudou a Nova Classe Média, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. No Data Popular, conduziu diretamente mais de 300 estudos sobre o comportamento do consumidor emergente brasileiro tendo atendido as maiores empresas de varejo, indústria e serviços do Brasil C&A, Vivo, Caixa, SEBRAE, Casas Bahia, BRF,  Magazine Luiza, P&G, Febraban, CVC, TAM, Ambev, MRV entre outras.

- Eduardo Lyra – tem 26, nasceu numa favela. Seu pai se tornou dependente de drogas e ingressou no crime. Foi preso e indiciado por porte de arma, formação de quadrilha e assalto a banco. Eduardo não tinha referências, mas o contraponto foi a sua mãe, Maria Gorete Brito Lira. Ela colocou na cabeça do filho, que ele podia ser maior e com esta frase mudou a sua vida: "Não importa de onde você vem, mas, sim, pra onde vai". Inspirado, Edu se tornou justamente aquilo que muitos imaginaram que ele  não seria: jornalista, escritor, roteirista e empreendedor social. Foi eleito pelo Fórum Econômico Mundial, 1 dos 15 jovens brasileiros que podem melhorar o mundo e saiu na lista da revista Forbes Brasil como 1 dos 30 jovens mais influentes do País, sendo o único de periferia. Eduardo fundou o Instituto Gerando Falcões e por meio do hip hop, dança de rua, teatro e literatura, já tocou a vida de mais de 200 mil jovens de comunidades. Edu acredita que "pau que nasce torto não está sentenciado a morrer torno". Tem virada. Tudo é possível e todos podem. É autor do livro Jovens Falcões, e se tornou consultor do Caldeirão do Huck, da Tv Globo. 

Terça, dia 23 de setembro, 9h30min 
Centro de Eventos da PUCRS

O Brasil na rua: da Ditadura até as manifestações de 2013

- Sônia Hass – irmã do médico e militante do PC do B, João Carlos Haas Sobrinho, o Dr. Juca, que participou da Guerrilha do Araguaia e foi assassinado durante a repressão da Ditadura Militar. Nestes últimos 30 anos foi um das maiores ativistas pelas causas dos desaparecidos políticos e torturados pela Ditadura Militar no Brasil.

- Luiz Claudio Cunha é um jornalista brasileiro, natural de Caxias do Sul. Trabalhou para diferentes órgãos de imprensa como os jornais O Estado de S.Paulo, Jornal do Brasil, O Globo, Correio Braziliense, Zero Hora, Diário da Indústria e Comércio, e as revistas Veja, IstoÉ e Afinal. Foi também editor-contribuinte da revista Playboy. Comandou a redação da Veja em Porto Alegre (1973-1980) e em Brasília (1981-1983). Também em Brasília, chefiou a redação de IstoÉ (1984)e Afinal (1985-1986), e de O Estado de São Paulo, Jornal do Brasil, Zero Hora e Diário da Indústria e Comércio. Sua carreira jornalística está marcada pela reportagem investigativa e pelo jornalismo político. Ganhador de vários prêmios jornalísticos, cobriu episódios políticos marcantes da história recente do Brasil e escreveu sobre crimes contra os direitos humanos realizados pelas ditaduras militares do Cone Sul. Dentre seus trabalhos mais importantes, destaca-se a série de reportagens realizadas entre 1978 e 1980, sobre o episódio conhecido como “Sequestro dos Uruguaios”, uma tentativa ilegal de militares brasileiros e uruguaios para a prisão de ativistas uruguaios, no âmbito da clandestina Operação Condor. Foi integrante e um os coordenadores da Comissão Nacional da Verdade até o fim de 2013.

- Luan Cordeiro – é advogado, Fundador do Grupo Habeas Corpus e do Coletivo de Advogados do Rio de Janeiro, especialista em Direito de Família Diretor do IBDFAM Teresópolis/RJ.

Terça, dia 23 de setembro, 16h
Auditório da Famecos

Cine Político: 50 anos do Golpe Militar no Brasil

“O dia que durou 21 anos” de Camilo Galli Tavares

Terça, dia 23 de setembro, 20h
Centro de Eventos da PUCRS

Sessão especial e comentada do filme “Mercado de Notícias”, de Jorge Furtado

- Giba Assis Brasil - montador e roteirista de cinema e televisão. Formado em Jornalismo pela UFRGS, em 1980. Membro da Casa de Cinema de Porto Alegre desde sua fundação, em 1987. Membro do Conselho Superior de Cinema Brasileiro entre 2004 e 2009. Professor de Cinema no curso de Comunicação da UFRGS (1994-2004) e do curso de Realização Audiovisual da Unisinos, onde leciona as disciplinas de "Introdução à Linguagem Audiovisual", "Decupagem", "Especialidade em Montagem" e "Repertório Cinematográfico 2". Tem em sue currículo a direção do longa-metragem VERDES ANOS (1984), do longa em super-8 DEU PRA TI ANOS 70 (1981) e do curta INTERLÚDIO (1983). Foi roteirista de vários curtas, dos longas ME BEIJA (1984), O MENTIROSO (1988), SUPER COLOSSO (1995), TOLERÂNCIA (2000) e ANTES QUE O MUNDO ACABE (2010); e das minisséries de televisão AGOSTO (1993) e LUNA CALIENTE (1998); supervisor de roteiro da série de TV AVENTURAS DA FAMÍLIA BRASIL (2009).

- Geneton Moraes Neto - Trabalha na Rede Globo, no Rio, desde 1985. Iniciou-se na profissão como repórter do Diário de Pernambuco, em 1972. Entre 1975 e 1980, foi repórter da sucursal Nordeste do jornal O Estado de S.Paulo. Transferiu-se para o Rio em 1985. Já foi editor do Jornal da Globo e do Jornal Nacional, correspondente do canal Globonews e do jornal O Globo na Inglaterra, além de repórter e editor-chefe do programa dominical Fantástico. Ganhou o Prêmio Embratel de telejornalismo de 2010 com as entrevistas com os generais Newton Cruz e Leônidas Pires Gonçalves, exibidas no programa Dossiê Globonews. Ao receber o prêmio, disse, em texto publicado no portal G1: "Não se faz Jornalismo com tédio. Faz-se com devoção. Jornalista existe para levantar – não para derrubar – assuntos". Dirigiu, em 2010, o documentário Canções do Exílio, exibido no Canal Brasil, com depoimentos de Caetano VelosoGilberto GilJorge Mautner e Jards Macalé sobre o período em que viveram em Londres. Recebeu da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 2012, a Medalha João Ribeiro, concedida anualmente a personalidades que se destacam na área da cultura. Dirigiu o primeiro documentário de longa metragem produzido pela Globonews: Garrafas ao Mar: a Víbora Manda Lembranças. Com uma hora e vinte de duração, o documentário reúne entrevistas gravadas ao longo de vinte anos de convivência com o jornalista Joel Silveira, tido como o maior repórter brasileiro. Garrafas ao Mar foi exibido pela Globonews, sem intervalos, no dia dois de fevereiro de 2013. Em dezembro, o jornal O Globo elegeu Garrafas ao Mar como um dos "dez melhores programas" exibidos pela TV brasileira em 2013. Também em 2013, dirigiu, na Globonews, o documentário Dossiê 50: Comício a Favor dos Náufragos - com gravações em áudio e vídeo feitas com todos os onze jogadores que enfrentaram a Uruguai na decisão da Copa de 1950, no Maracanã.

Quarta-feira, 24 de setembro, 9h30min
Centro de Eventos da PUCRS

A publicidade que todos amam

- João Livi - É Diretor Geral de Criação da Talent. Criador de campanhas como "Pergunta lá no Posto Ipiranga", "Tem Net e tem tipo Net", " Rugby , Isso ainda vai ser grande no Brasil", E "Upalalê, para Santander". Melhor Diretor de Criação do Brasil no Premio Folha/Meio e Mensagem em 2007. Vencedor do Premio Caboré 2012 na categoria Criação. Ganhador do Prêmio Garra de Ouro 2013 da APP pela Contribuição Profissional. Ganhador de Grand Prix do Festival de Cannes 2012. Membro do Board Criativo Mundial da Publicis. João Livi é formado pela Famecos da PUC.

Quarta-feira, 24 de setembro, 9h30min
Centro de Eventos da PUCRS

Comunicação inovadora, a chave de um bom relacionamento. O caso Ipiranga

- Vânia Paes Barreto Marcondes
Profissional com cerca de 20 anos de vivência em várias áreas, predominantemente em treinamento de marketing e vendas e desenvolvendo projetos em áreas como: Marketing, Programas de Incentivo e Projetos de Capacitação em geral. A carreira foi construída em empresas nacionais e multinacionais de grande porte e em consultorias, tais como: Grupo Ultra/Ipiranga, Chevron Brasil, Xerox do Brasil, Sul América Seguros, XTC Consultoria e Oi. Grande experiência em Treinamento de Vendas, Produtos e Serviços; desenvolvendo, implementando e ministrando programas para a força de vendas direta e indireta nas áreas de varejo e corporativa.  Atualmente na Ipiranga Produtos de Petróleo atua como Coordenadora de Programas de Incentivo e Relacionamento VIP, na Diretoria de Marketing e Varejo.  Possui foco em Programas de Capacitação e de Incentivo. Na área todos os projetos são iniciados, desenvolvidos, testados e consolidados. Desenvolvimento e implementação de programas de treinamento e-learning, via Escola de Varejo, dentre eles a TV VIP, vídeos semanais de treinamento transmitidos via internet, para os profissionais dos postos Ipiranga. Coordenação de programa de incentivo para público de 57.000 pessoas, com objetivo de desenvolver relacionamento e estimular para alcançar as metas de vendas estabelecidas.

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot