Archive for agosto 2015
Divulgada a programação da 28ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul
Ocorreu na noite da última terça-feira, 25 de agosto, o lançamento da programação
da 28ª edição da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. Com o slogan Ler te Liga,
o evento inicia em 11 de setembro e se estende até o dia 20 do mesmo
mês. Na oportunidade estiveram presentes autoridades, comissão
organizadora, representantes dos patrocinadores e apoiadores da feira, o
escritor homenageado deste ano, Mauro Ulrich, imprensa e comunidade
local.
O Grupo de Experimentação Teatral do Colégio Marista São Luís, sob
direção de Gilmar Almeida da Silveira, apresentou a intervenção
intitulada “Retalhos da Vida Privada”, uma adaptação de “Comédias da
Vida Privada”, de Luiz Fernando Veríssimo, divertindo o público
presente.
Roberta Pereira, gerente do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa
Cruz do Sul, comentou sobre o que espera do evento. “Nossa expectativa
após lançar a programação é divulgar mais, para que realmente as escolas
e o público em geral participem, que as famílias se programem para vir
até o Parque da Oktoberfest conhecer a estrutura da feira, que será em
um lugar novo esse ano”.
Quanto ao novo espaço, o Parque da Oktoberfest, Roberta disse já ter
sido sede da Feira há muitos anos, e a retomada é uma tentativa de
aprimorar questões de segurança, bem como possíveis imprevistos
relativos ao clima, pois geralmente chove. “A gente sempre gasta muito
montando uma estrutura na praça, então a ideia também é de economia.
Ainda pensamos em segurança para as crianças e mais facilidade de
estacionamento. Assim acho que tem tudo para dar certo, porque o parque é
bem no centro da cidade, o que facilita o deslocamento para quem quer
realmente aproveitar a programação da Feira do Livro.”
O número de livrarias participantes é 19, o mesmo dos anos
anteriores. Segundo a gerente do Sesc, a estrutura com as casinhas dos
livreiros, palco e cadeiras será montada dentro do pavilhão 2 do Parque
da Oktoberfest, por se tratar de um espaço amplo. Ainda, este será o ano
em que haverá o maior número de lançamento de livros.
O homenageado desta edição, Mauro Ulrich, disse ter se sentido
bastante honrado com a escolha. “Foi uma grande surpresa, porque durante
todos esses anos de Gazeta do Sul sempre trabalhei nos bastidores da
feira, fazendo a cobertura, divulgando, e de uma hora para outra me vejo
então sob os holofotes. Isso é uma situação um tanto inusitada e ao
mesmo tempo me motiva a continuar escrevendo cada vez mais e melhor.
Espero que eu esteja à altura do evento, dessa que é uma das mais
importantes feiras do nosso estado. Espero que eu corresponda, vou fazer
o possível para isso”, frisa.
TEMA DA FEIRA
Conforme Roberta Pereira, o tema Ler te liga remete muito à
gíria utilizada pelos jovens – público que a organização busca aproximar
da feira. Além disso, a escolha se justifica pela questão de que a
literatura realmente é um elo entre vários estilos, “tanto dentro da
literatura quanto também com as outras linguagens culturais; a
literatura se liga com a música, com o teatro, com as artes visuais, com
os quadrinhos, com o cartoom. Então acreditamos muito nisso, a
literatura como sendo esse elemento de ligação”, destaca.
Durante o evento de lançamento da programação foi feita a
distribuição da edição especial do Jornal Unicom, produzido pelo núcleo
de Jornalismo da A4 – Agência Experimental de Comunicação Social da
Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), de panfletos com a
programação da Feira e marca-páginas, utilizando a identidade visual da
feira, que foi produzida pela Equipe de Criação juntamente com o Prof.
Lúcio Amaral, coordenador do núcleo de Publicidade e Propaganda da A4.
Texto: Agência Experimental de Comunicação A4
Último dia para contribuir com o trote solidário
Hoje, dia 31, encerra o prazo para a contribuição com o trote solidário. As entidades participantes estão aguardando as arrecadações de óleo de cozinha.
Os pontos de coleta são: Apae, Copame, Hospital Ana Nery, Escola Família Agrícola (Efasc), Escola
de Educação Básica Educar-se, EEEF Sagrada Família, EMEF Dona
Leopoldina, EMEF Luiz Schroeder, EMEF Willy Carlos Froehlich e EMEF
Harmonia.
Tag :
trote,
Trote Solidário
quinta-feira, 27 de agosto de 2015
Atenção para o prazo do trote solidário
ATENÇÃO!
Faltam apenas 4 dias para encerrar o prazo de
contribuição com o trote solidário. Seja aquele que faz a diferença e
apoie essa causa!
O óleo de cozinha usado deve ser entregue diretamente nas entidades:
Apae, Copame, Hospital Ana Nery, Escola Família Agrícola (Efasc), Escola
de Educação Básica Educar-se, EEEF Sagrada Família, EMEF Dona
Leopoldina, EMEF Luiz Schroeder, EMEF Willy Carlos Froehlich e EMEF
Harmonia.
Tag :
trote,
Trote Solidário
Inscrições para o XXI Seminário de Iniciação Científica e o VI Salão de Ensino e de Extensão encerram hoje
Entre os dias 19 e 23 de outubro de 2015 a Universidade de Santa Cruz
do Sul (Unisc) sedia o XXI Seminário de Iniciação Científica e o VI
Salão de Ensino e de Extensão.
O objetivo destes eventos é divulgar a produção científica e
acadêmica de alunos da Unisc e de outras instituições de ensino
superior, promovendo desta forma, o intercâmbio entre pesquisadores,
extensionistas e bolsistas de Iniciação Científica das diferentes Áreas
do Conhecimento.
As inscrições estarão abertas até hoje, 25 de agosto, e podem ser realizadas acessando aqui.
Confira a programação geral, o cronograma de apresentações e outras informações através do site: http://www.unisc.br/site/xxi-sic-vi-see/index.html
terça-feira, 25 de agosto de 2015
segunda-feira, 24 de agosto de 2015
Inscrições para o SET Universitário da PUC encerram na próxima sexta-feira
Alunos que desejam participar da Mostra Competitiva do SET
Universitário, promovido pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos)
da Pontifíca Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) têm até
a próxima sexta-feira, 28 de agosto, para se inscrever.
O evento, que será realizado entre os dias 28 e 30 de setembro, tem
como objetivo estimular a troca de experiências entre alunos,
professores e profissionais da área de Jornalismo, Publicidade e
Propaganda, Relações Públicas, Design, Cinema e Audiovisual.
Além da Mostra Competitiva, palestras e oficinas compõem a
programação. Para inscrever um trabalho, estes devem ter sido
desenvolvidos entre o segundo semestre de 2014 e o primeiro semestre de
2015 em atividades curriculares, disciplinas, laboratórios e estágios da
própria instituição de ensino.
Os acadêmicos devem estar matriculados em cursos de graduação das
áreas de Jornalismo, Radialismo e TV, Publicidade e Propaganda,
Propaganda e Marketing, Relações Públicas, Design ou Cinema e Produção
Audiovisual. As inscrições podem ser feitas através do site do evento.
Texto: Agência Experimental de Comunicação A4
Prêmio Jornalismo Ambiental: Faltam 10 dias para o encerramento das inscrições
Estudantes e profissionais da imprensa gaúcha têm
mais 10 dias para se inscrever no Prêmio Lutzenberger Jornalismo Ambiental. As
inscrições, que vão até o dia 31 de agosto, devem ser efetuadas pelo site
http://premiojornalismoambiental.com.br/.
O concurso, idealizado com o objetivo de valorizar
reportagens de iniciativas bem-sucedidas sobre
preservação e saneamentoambiental no Rio Grande do Sul, é
dividido em seis categorias – Jornalismo Impresso, Fotojornalismo,
Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo e Prêmio Braskem de
Jornalismo Universitário - e conta com prêmios de até R$ 5 mil.
O foco das matérias são reportagens de ações
positivas sobre preservação e saneamento ambiental, aplicação de novas
tecnologias, bem como esforços de empresas e entidades, escolas e
universidades, pessoas e instituições públicas e privadas, na busca de soluções
para o Meio Ambiente. As notícias devem respeitar o prazo de
publicação efetuado entre o período de 1º agosto de 2014 a 30 de
agosto de 2015.
Os vencedores serão conhecidos no mês de outubro,
em cerimônia de premiação. A iniciativa é realizada pela
ABES-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do
RS), ARI (Associação Riograndense de Imprensa) e Braskem. Para mais
informações entre em contato com contato pelos e-mails lumoglia@moglia.com.br e gislaine@moglia.com.br.
Alunos da Unisc arrecadam óleo de cozinha usado
Prossegue até o dia 31 de agosto a
campanha educacional lançada pela Unisc de incentivo à geração de bioenergia,
através da doação de óleo de cozinha usado. A ação está sendo desenvolvida pela
Pró-Reitoria de Graduação e pela Comissão de Recepção aos Novos Estudantes, no
sentido de criar alternativas para a abolição dos chamados trotes, dentro e
fora da Universidade, pois a Instituição entende que os estudantes não devem
ser submetidos a situações humilhantes, devendo ter seus direitos fundamentais
respeitados
.
No total, estão participando da
atividade 16 cursos de graduação. A coleta vai beneficiar as seguintes
entidades: Apae, Copame, Hospital Ana Nery, Escola Família Agrícola (Efasc),
Escola de Educação Básica Educar-se, EEEF Sagrada Família, EMEF Dona
Leopoldina, EMEF Luiz Schroeder, EMEF Willy Carlos Froehlich e EMEF Harmonia.
Todo volume doado será revertido em
valores para essas instituições, através do Programa de Coleta de Óleo
Saturado, da Usina de Bioenergia da Afubra, que no ano de 2014, retirou mais de
115 mil litros de óleo do meio ambiente. O óleo é transformado em biodiesel
para os veículos da associação. As garrafas pet são repassadas para uma usina
de reciclagem de Santa Cruz do Sul. Já a glicerina é utilizada em projetos de
pesquisa.
Cada equipe vencedora, tanto por
quantidade absoluta quanto por média de doações, receberá de premiação dois
tablets 7 para serem sorteados entre os novos estudantes e veteranos.
A divulgação dos resultados com a
respectiva premiação está prevista para o dia 4 de setembro, pelo site
www.unisc.br.
Seleção de bolsista
Para auxílio editorial junto a Revista Científica Ágora.
Coordenação: Prof. Dr. Roberto do Nascimento e Silva
Bolsa de 4 meses (set./15 a dez./15) com desconto de mensalidade para
atuar 20 horas semanais, no turno da manhã ou tarde, de 2ª a 6ª Feira.
Pré-requisitos: Informática Avançada e conhecimento de Corel Draw, ser
aluno dos cursos de graduação da UNISC: Geografia, História, Turismo,
Gastronomia, Administração, Informática, Secretariado Executivo, Letras,
Comunicação Social ou Serviço Social. Ter concluído no mínimo o 4º semestre do
seu respectivo curso.
Inscrição: 19 a 25 de agosto de 2015 (turnos Manhã, Tarde ou Noite) na
sala 506, com Carina ou Fernando (Tel: 3717.7378).
Levar cópia histórico escolar e comprovante de matrícula.
Seleção: 26 de agosto a partir das 8h30 na Sala 506 (Entrevista).
OBS: O candidato não poderá possuir
outra bolsa Unisc, Prouni ou Fies 100%.
Projeto Geração Futura 2016 já está com as inscrições abertas
O
projeto Geração Futura Universidades
Parceiras é uma iniciativa do Canal Futura que oferece a estudantes de suas
Universidades Parceiras a oportunidade de se aproximarem da mídia televisiva,
oferecendo-lhes conhecimento necessário à construção de um modelo de produção
para o Canal. Trata-se de um conjunto de ações desenvolvidas para incorporar na
linguagem audiovisual a experiência, o saber e o olhar do jovem, estabelecendo
um permanente diálogo entre produtores de TV e seu público.
A expansão do sinal do Futura nos diversos estados do
Brasil é atualmente realizada através de quarenta e seis TVs universitárias.
Com essa forma de parceria, o Canal aumenta a sinergia com a produção e
pesquisas acadêmicas, além de oferecer aos estudantes do Ensino Superior uma
programação educativa e de qualidade.
EDITAL
PROJETO
O projeto Geração Futura Universidades Parceiras visa fortalecer o laço
existente entre as Universidades e o Canal Futura, através da participação dos
alunos em uma oficina de audiovisual.
Os estudantes têm a oportunidade de compreender melhor e experimentar na
prática a forma de produção televisiva e educativa do Canal Futura.
Durante o período entre 18 a 29 de janeiro de 2016 os estudantes irão ver de perto como
funciona o Canal Futura, participarão de oficinas em que conceitos e técnicas
de produção televisiva serão abordados de maneira dinâmica e participativa e
ainda irão gravar matérias para exibição no jornalismo do Canal. O objetivo
final do projeto é a produção de interprogramas desenvolvidos a partir de um
tema estabelecido pelo Futura.
CRONOGRAMA
Etapa
1: 17 de
agosto de 2015
Lançamento do edital no site (www.futura.org.br), facebook Canal Futura e
em cartazes distribuídos para as Universidades Parceiras.
Etapa
II: 17 de
agosto a 11 de setembro de 2015
Candidatos enviam as documentações e análise de vídeo do Futura descritas
no item 2 deste edital, para avaliação de uma banca composta por profissionais
do Futura.
Etapa III: 14 a 30 de setembro de 2015
Análise das avaliações entregues pelos candidatos e divulgação dos selecionados
no dia 30 de setembro no site do
Canal Futura e também por e-mail para os participantes.
Etapa IV: 5 de outubro a 13 de novembro de 2015
Selecionados enviam storyline
com as ideias referentes ao tema proposto pela equipe do Futura.
Etapa V: 18 a 29 de janeiro de 2016
Oficina presencial Geração Futura Universidades Parceiras 2016.
Etapa VI: 1º de fevereiro
a 29 de abril de 2016
Desenvolvimento do interprograma (roteiro, gravação e finalização, com o
apoio das Universidades, TVs Universitárias e/ou Cursos de Comunicação) e
acompanhamento à distância por profissionais do Canal Futura. Entrega final do
interprograma em 29 de abril de 2016.
Etapa
VII: junho
de 2016
Previsão de exibição dos interprogramas e
recebimento do certificado.
INSCRIÇÃO
Para se inscrever, o estudante deverá cumprir
as exigências listadas abaixo:
• ser matriculado em uma das Universidades
Parceiras do Futura, no curso de Comunicação Social, Audiovisual ou Rádio e TV;
• ter mais de 18 anos;
• preencher com letra de forma ou digitalizar
(arquivos em word somente) a folha
de rosto e a ficha de análise do interprograma escolhido;
• cursar, no primeiro semestre de 2016, entre
o 4º e 6º período;
• enviar declaração que informe o ano de
matrícula na Universidade, o curso em que está inscrito e a confirmação do período;
• cópia de CPF e Identidade;
Todos esses documentos devem ser digitalizados
e encaminhados para o e-mail: geracao.futura@futura.org.br
ou enviados para o endereço abaixo até o
dia 11 de setembro de 2015 (data da postagem):
Canal
Futura – Gerência de Conteúdo e Mídias Digitais
A/C: André Libonati
Rua Santa Alexandrina, 336 – 3º andar
Rio Comprido – RJ
CEP: 20261-232
SELEÇÃO
• Serão selecionados para participarem
da oficina somente os estudantes que preencherem todos os requisitos listados
neste regulamento e atenderem aos critérios estabelecidos pelo Futura para
avaliação dos vídeos.
• A seleção para o projeto Geração Futura Universidades Parceiras
será a exclusivo critério do Futura, tendo como base os conceitos de visão e
missão educativa do Canal, não estando este obrigado a justificar os seus
critérios e/ou as suas escolhas.
• O presente regulamento poderá ser
alterado quantas vezes se fizerem necessárias, garantida a sua divulgação de
forma eficaz, a critério do Canal Futura.
• Será formada uma banca de
profissionais do Canal Futura para avaliação das fichas de inscrição.
• Serão escolhidos até dois estudantes por
cada Universidade Parceira. No caso de mais de dois estudantes selecionados por
Universidade Parceira, caberá a interlocução com a Universidade escolher quais
candidatos devem ocupar as vagas.
• Não há obrigatoriedade do Canal Futura
selecionar alunos de todas as Universidades Parceiras, devendo ser observados
os critérios estabelecidos pelo canal para a seleção.
OFICINA
DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA
- CHAMADO
CRIATIVO
O candidato selecionado deverá
encaminhar um storyline (resumo da
ideia que gera a história) partir do tema a ser trabalhado no decorrer da
oficina e na realização do interprograma.
O storyline
precisa ser enviado até o dia 13 de novembro
de 2015 e será fundamental e imprescindível para a execução da oficina
presencial.
No caso de mais de um estudante
selecionado de uma única Universidade Parceira, a dupla deverá debater e
defender, durante a oficina presencial, qual proposta será elaborada. Portanto,
os dois selecionados deverão enviar, cada um, um storyline distinto.
- DA OFICINA PRESENCIAL
A oficina presencial acontecerá entre os
dias 18 a 29 de janeiro de 2016, na
sede do Canal Futura, na cidade do Rio
de Janeiro.
O Canal Futura oferecerá alimentação,
dentro de suas dependências, durante os dias da oficina (almoço e lanche) e hospedagem
aos estudantes selecionados em um albergue no Rio de Janeiro, com café da manhã
incluído. É facultado ao estudante utilizar ou não esta facilidade e ficará a
critério da coordenação do projeto Geração
Futura Universidades Parceiras a divisão de quartos coletivos mas não
mistos.
A passagem aérea ou terrestre para o Rio
de Janeiro (ida e volta), assim como a alimentação realizada fora das
dependências do Canal Futura, o transporte diário (albergue – Canal Futura –
albergue) e todos os outros custos da estadia dos jovens no Rio de Janeiro serão
de inteira responsabilidade dos mesmos.
OBRIGATORIEDADES
DO CANDIDATO SELECIONADO
• Será obrigatório o cumprimento das
atividades propostas à distância e dos prazos estabelecidos no cronograma
informado neste edital;
• Será obrigatório o cumprimento dos
horários de início e término das atividades presenciais estabelecidas pela
coordenação do projeto Geração Futura
Universidades Parceiras;
• O não cumprimento das atividades à
distância (envio do storyline) e
presenciais não justificadas acarretarão no desligamento do estudante da
oficina e no imediato cancelamento do seu período de hospedagem oferecido pelo
Canal Futura e comunicação expressa à Universidade Parceira;
• Os jovens que participarem da oficina
não terão qualquer vínculo empregatício com o Canal Futura e nem receberão
remuneração direta ou indireta em função das atividades educativas praticadas
durante a oficina;
• Os alunos
participantes do projeto se comprometem a não divulgar quaisquer informações,
dados, materiais ou acontecimentos a que tenham tido acesso em decorrência da
participação neste projeto.
• Caso o estudante
desista da produção e entrega do vídeo, essa informação será utilizada como
forma de desempate para as inscrições de candidatos das Universidades Parceiras
na edição seguinte do projeto.
OBRIGATORIEDADES/NÃO
OBRIGATORIEDADES DO FUTURA
·
O Canal Futura não se obriga em exibir os
interprogramas produzidos no âmbito do projeto Geração Futura Universidade Parceiras, caso estes não atendam ao
padrão de qualidade exigido pelo Canal;
·
O
Canal Futura não se responsabiliza pelas atividades realizadas pelos alunos
fora de suas dependências e fora do horário destinado ao projeto;
·
O
Canal Futura não se responsabiliza pelos equipamentos, bem como por quaisquer
outros recursos eletrônicos utilizados pelos alunos no processo de produção do
interprograma durante a etapa à distância do projeto;
·
O
Canal Futura se obriga em envidar os seus maiores esforços no intuito de atingir
as expectativas e os objetivos do projeto;
· O Canal Futura se obriga em disponibilizar o
certificado somente aos alunos que
entregarem o interprograma a ser produzido;
· Será
de responsabilidade do Canal Futura realizar a interlocução com os alunos
durante as etapas à distância do projeto, principalmente na etapa de
finalização dos interprogramas;
·
Os casos omissos não previstos neste
regulamento serão analisados e decididos exclusivamente pelo Canal Futura.
_________________________________________________________
FOLHA
DE ROSTO
XI OFICINA DE AUDIOVISUAL
GERAÇÃO
FUTURA UNIVERSIDADES PARCEIRAS – 2016
Nome completo:
Identidade:
CPF:
Nascimento:
Idade:
Telefones com DDD para contato:
e-mail:
Endereço completo com CEP:
Universidade:
Curso/habilitação:
Período:
Facebook (caso tenha):
•
Por que você quer participar do Geração Futura Universidades Parceiras?
•
O que você espera da Oficina de Audiovisual Geração
Futura Universidades Parceiras 2016?
_________________________________________________________
FICHA
DE ANÁLISE
INTERPROGRAMAS
DO CANAL FUTURA
Escolha
1(um) dos interprogramas listados abaixo e faça uma análise – no máximo 15 linhas – levando em
consideração os aspectos técnicos,
artísticos e conceituais, enfatizando os pontos positivos e também os
negativos, caso algo lhe incomode. Lembrete:
não é sinopse! Não esqueça de citar qual interprograma você escolheu.
• Opção 1:
Interprograma Conhecendo os Presidentes do Brasil, em: https://www.youtube.com/watch?v=TNeM-q8zaoo&list=PLNM2T4DNzmq57NY2OjuIAUrziMtoAttCy&index=20
• Opção 2:
Interprograma Garagem Maker, em: https://www.youtube.com/watch?v=7c9ka01ENiA
• Opção 3:
Interprograma Geração Futura Universidades Parceiras 2014, em: https://www.youtube.com/watch?v=vNQROZjQsiY&list=PLNM2T4DNzmq6F9iIHbwqXuAwpkXGFN_VO&index=8
O candidato declara estar ciente e de
acordo com as regras e determinações do presente regulamento, nada tendo a se
opor com relação ao mesmo.
_____________________________ -
____/____/____.
Local e data
_____________________________________________________
Assinatura do estudante
quinta-feira, 20 de agosto de 2015