Archive for março 2011

Jornalismo Econômico em discussão

Na próxima segunda feira, dia 4 de abril, o jornalista Leandro Brixius, mestre em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e editor do Jornal do Comércio fala aos estudantes sobre jornalismo econômico.

Por meio da experiência que conduz no Jornal do Comércio, de Porto Alegre, Brixius irá mostrar a rotina de um jornal e de um jornalista que trabalha com economia, explicando como se dá a formação desse profissional, a escolha das pautas e edição das notícias e a relação com as fontes.

A palestra acontece no mini auditório do prédio 53 a partir das 19h.
quinta-feira, 31 de março de 2011

Alunos de Publicidade visitarão agência DCS e gráfica do ZH em Porto Alegre

Os alunos das disciplinas de "Fundamentos e Técnicas de Publicidade e Propaganda" e "Artes Gráficas" farão visita técnica orientada a agência DCS e ao parque gráfico do jornal Zero hora na próxima segunda-feira, dia 04 de abril.

Na DCS os alunos terão oportunidade de conhecer a estrutura e funcionamento de uma grande agência com diversos focos de atuação e clientes em vários e diferenciados segmentos de mercado, observando o ritmo e os fluxos de trabalho e conhecendo cases reais. Já no parque gráfico do jornal Zero Hora, poderão observar de perto os processos de produção e impressão do jornal, e a logística envolvida para que os jornais cheguem a tempo em todo o estado e país.

Seleção de bolsista de extensão

Moçada, está aberto o processo de seleção para bolsistas Probex junto ao projeto "O Curso de Comunicação Social e a Incubadora Tecnológica da Unisc: o conhecimento se construindo na teoria e na prática".

Vagas: 02 vagas - 20h

Inscrições: Secretaria da Coordenação do curso de Comunicação Social - Sala 1506 - prédio 15.

Pré-requisitos:

- A partir do 4º semestre

- Disponibilidade de 20h/s

- Acadêmicos de Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda.

Entrevistas: 05 de abril - 11h às 12h, sala 1506, prédio 15.

Apresentar histórico acadêmico

Vaga para analista de Marketing

Pessoal:

Segue anúncio de uma vaga para ANALISTA DE MARKETING
Escritório: Santa Maria
Área de Atuação: Marketing

Descrição da Vaga:

- Elaborar relatórios com síntese das informações, observações e análises de mercados;
- Reunir e analisar os dados que permitem compreender o mercado dos consumidores e prospects, a fim de identificar oportunidades de novos produtos.

- Remuneração: salário a combinar + benefícios (vale-alimentação + plano de saude nacional sem co-participação + plano odontológico + PPR + auxilio educação após periodo na empresa + plano previdencia privada opcional e com co-participação)

Requisitos:

- Curso Superior em Administração, Marketing ou Comunicação Social;
- Conhecimento do pacote Office 2007 e domínio da Língua Portuguesa;
- Desejável conhecimento em mercado de saúde suplementar e conhecimento de SPSS;
- CNH B

Interessados(as), cadastrar seu curriculum em nosso site www.inovaronline.com.br, até dia 02/04/2011. Informações pelos fones: 55 3028-6300 ou 55 9653-6695.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Curso de Comunicação terá Conselho de Alunos

Pessoal:

Se liguem nesta novidade muito importante para todos os alunos do Curso de Comunicação Social.
A Coordenação está compondo o Conselho de Alunos do Curso que vai ser formado por representantes de todas as disciplinas das quatro habilitações.

Os Coordenadores Fabiana Piccinin e Demétrio de Azeredo Soster estão passando nas salas para que seja feita a indicação de um representante e um vice de cada turma.

A proposta do Conselho é estreitar o diálogo entre a Coordenação e seus 600 alunos distribuídos nas quatro habilitações.

A partir da nomeação desses estudantes, a Coordenação irá chamá-los para reuniões durante o semestre onde serão tratados três grandes temas relativos à vida acadêmica: a instância pedagógica, a instância infra-estrutural e a instâncias das relações interpessoais.
terça-feira, 29 de março de 2011

Rumos Itaú Cultural Jornalismo Cultural 2011-2012

Pessoal, creio que o texto abaixo, referente ao projeto Rumos Itaú Cultural Jornalismo Cultural 2011-2012, nos interessa a todos, alunos e professores:

"O professor interessado - de graduação ou pós-graduação em Comunicação e/ou Jornalismo, e não necessariamente da disciplina de jornalismo cultural - deve inscrever um ensaio relativo às possíveis relações entre a academia e as empresas jornalísticas, com destaque na formação dos futuros jornalistas, conforme orientações do Edital.

Se o texto for selecionado, dentre outros prêmios, seu autor participará, durante o ano de 2012, de um Fórum Virtual de Discussão, remunerado, no qual fará, com seus colegas de seleção, um mapeamento nacional dos programas de treinamento dos veículos de comunicação dedicados a estudantes ou mesmo jovens recém-formados.

O estudante de graduação em Comunicação e/ou Jornalismo se inscreve com uma reportagem para a editoria de cultura, podendo optar entre quatro categorias, sempre de acordo com as informações do Edital:

- Reportagem Impressa
- Reportagem Audiovisual
- Reportagem Radiofônica
- Web-Reportagem

Caso selecionada, dentre outros prêmios, o autor da reportagem participará, durante o ano de 2012, de um Laboratório Online de Jornalismo Cultural,remunerado, no qual produzirá outra reportagem, sob orientação de um editor de cultura.

Podem se inscrever (somente pessoas físicas):

- Brasileiros natos ou naturalizados residentes no país
- Professores com pelo menos dois anos de docência
- Estudantes que estejam cumprindo no mínimo 30% e no máximo 60% dos créditos curriculares (o equivalente a cursar do terceiro ao quinto semestre)

É possível se inscrever:

- No Rumos Jornalismo Cultural, com até quatro trabalhos distintos
- Em outro segmento do programa Rumos com inscrições abertas, desde que com um trabalho diferente do(s) inscrito(s) no Rumos Jornalismo Cultural.

Não podem se inscrever:

- Contemplados em edições anteriores do programa Rumos Jornalismo Cultural
- Funcionários, estagiários ou terceirizados da instituição
- Funcionários, estagiários ou terceirizados do Portal Terra (restrição feita somente para a Categoria Web-Reportagem da carteira Estudante).


Inscrição
De 23 de fevereiro a 15 de julho de 2011.

Acesse o edital e inscreva-se.

Dúvidas: rumosjornalismo@itaucultural.org.br"
segunda-feira, 28 de março de 2011

Convite para aula inaugural da História

Prêmio para produção em Relações Públicas

Estão abertas as inscrições do Prêmio ABRP 2011, concurso nacional de monografias e projetos experimentais de graduação e pós-graduação (lato sensu - especialização) em Relações
Públicas.

O Prêmio ABRP chega à 29ª edição renovando-se com a ampliação de categorias com a adoção do vídeo-minuto como estratégia de reconhecimento dos finalistas, e também entregando à Instituição e professores-orientadores, troféu e medalhas, neste que é o mais tradicional certame acadêmico do nosso campo.

O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados no http://www.abrpsp.org.br e as inscrições se encerram no dia 15 de abril. Dúvidas pelo premioabrp@abrpsp.org.br.
sexta-feira, 25 de março de 2011
Tag :

Últimos dias para pós em Comunicação Política

As inscrições para a segunda edição do curso de pós-graduação em Assessoria em Comunicação Política vão até dia 3 de abril. O curso está sendo oferecido na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e se inicia ainda em abril, com duração de 20 meses, com aulas presenciais, quinzenais, nos finais de semana. O curso forma profissionais para atuarem em assessorias de comunicação de instituições públicos e privados, agências de marketing e de propaganda em veículos de comunicação. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço www.unisc.br/pg .

Podem se inscrever na especialização graduados em Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, História, Geografia, Letras, Ciências Sociais, Direito, Administração, entre outros cursos de áreas afins. O curso tem professores mestres e doutores de várias universidades do Estado com experiência e pesquisa em comunicação política.

As aulas da pós-graduação acontecem à cada quinze dias, nas sextas-feiras à noite e aos sábados, durante todo dia. São 23 disciplinas, divididas em seis módulos. Entre as disciplinas estão as de História da Política Brasileira, Teoria Política, Legislação Eleitoral, Propaganda Política e Eleitoral, Marketing Política, Pesquisa de Opinião Pública, Media Training, Assessoria de Imprensa, Cerimonial e Protocolo, Organização de Eventos, Relações Públicas Governamental, Política e Estratégia de Comunicação.

Informações pelo fone (51) 3717-7343. A coordenação do curso é da professora doutora Ângela Felippi (angelafe@unisc.br).
quinta-feira, 24 de março de 2011

Agência A4 disponibiliza fotos pelo flickr

O núcleo de jornalismo da Agência A4 criou uma conta Flickr para a divulgação do material fotográfico.

O objetivo é disponibilizar as imagens em maior resolução para o público em geral, bem como para os veículos de comunicação que possuem parcerias com o Curso de Comunicação.

Dentre os parceiros constam o Clic RBS e o Portal Gaz, da Gazeta do Sul.

Confiram as fotos feitas pela Agência A4 por aqui.

Coberturas jornalísticas especializadas em discussão

Três profissionais do mercado de jornalismo que atuam em segmentos distintos estarão no curso de Comunicação Social neste semestre. Eles irão palestrar na disciplina de Jornalismo Especializado, ministrada pela professora Ângela Felippi, sendo que em dois casos, haverá uma parceria com o projeto Saideira. Leandro Brixiuis (Jornal do Comércio), Tanira Lebedeff (ex-correspondente da Globo News em Los Angeles) e Vítor Necchi (editor da revista Norte/Porto Alegre) estarão ao longo do semestre batendo um papo com os alunos. A atividade é aberta a todos os estudantes do curso e profissionais da área e acontece sempre no mini auditório do Mestrado em Direito, no bloco 53 do campus de Santa Cruz do Sul, a partir das 19h.

No dia 4 de abril, o jornalista Leandro Brixius, mestre em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e editor do Jornal do Comércio fala aos estudantes sobre jornalismo econômico. Por meio da experiência que conduz no Jornal do Comércio, de Porto Alegre, Brixius irá mostrar a rotina de um jornal e de um jornalista que trabalha com economia, explicando como se dá a formação desse profissional, a escolha das pautas e edição das notícias e a relação com as fontes.

No dia 18 de abril é a vez da jornalista Tanira Lebedeff. Nesta palestra, o projeto Saideira assina a promoção em conjunto. Tanira foi repórter e apresentadora por muitos anos da RBS TV, atuando em Santa Maria, Sant'Ana do Livramento e Porto Alegre. Nos últimos 13 anos, trabalhou numa produtora em Los Angeles, que produz programas para a Globo News, Bandeirantes, entre outras emissoras. Também foi correspondente free lancer da Globo News, tendo realizado, entre outras coberturas, a da morte de Michel Jackson, bem como um documentário sobre o cantor veiculado em 2010 na emissora. Atualmente, realiza mestrado em Relações Internacionais, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ela fala sobre jornalismo internacional.

E dia 16 de maio é a vez de Vítor Necchi, que também fará parte do projeto Saideira. Ele edita a revista Norte, da Arquipélago Editorial e é professor de Jornalismo Literário, na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, local onde realizou também mestrado em Comunicação Social e é atualmente coordenador do curso de Jornalismo. O palestrante irá trabalhar jornalismo cultural, abordando os aspectos da produção, especialmente no caso de revistas culturais regionais.

As atividades são uma promoção do curso e do Departamento de Comunicação Social da Unisc.

Comunicação da Unisc no Portal Clic RBS

O Curso de Comunicação Social acaba de firmar uma parceria com o Clic Rbs - portal hiperlocal Santa Cruz do Sul - para troca de contéudo.

Pelo acordo firmado, o Clic pode se utilizar dos conteúdos publicados nos blog do Curso - Comunicar (novocomunicacord.blogspot.com) e no site Hipermídia (hipermidia.com.br/A4). E, da mesma maneira, também os referidos sites podem se utilizar do material disponibilizado pelo Clic.

Ficou convencionado que, a partir do uso do material, o nome do aluno e da Agência A4 sejam sempre citados pelo Portal hiperlocal.

A parceria iniciou hoje já com a publicação de duas matérias de alunas nossas referentes à aula inaugural, conforme pode ser conferido nos links abaixo.

http://wp.clicrbs.com.br/santacruz/2011/03/23/luli-radfahrer-e-a-coisificacao-do-mundo-na-aula-inaugural-da-comunicacao-social/

http://wp.clicrbs.com.br/santacruz/2011/03/23/revista-excecao-e-lancada-na-aula-inaugural-da-comunicacao-social/
quarta-feira, 23 de março de 2011

Concurso Luso-Brasileiro de Cartum Universitário

Gente, o texto abaixo, enviado pela Intercom interessa em especial à moçada dos traços:

"Através de uma parceria inédita a Intercom e o Museu Nacional da Imprensa, de Portugal, lançam o I Concurso Luso-Brasileiro de Cartum Universitário, que visa fortalecer as relações universitárias entre Brasil, Portugal e demais países de língua portuguesa, através da linguagem universal do humor.

O Concurso não terá tema definido e é dirigido a alunos de graduação e pós graduação que poderão apresentar trabalhos nas seguintes categorias: charge, caricatura, tiras em quadrinhos e cartum, propriamente dito. O júri, em número ímpar, será composto por representantes da duas entidades organizadoras.

Serão atribuídos prêmios e destaques aos três melhores trabalhos de cada uma das categorias mencionadas, separadamente aos alunos de Graduação e de Pós-Graduação. A entrega dos prêmios será feita em cerimônia pública durante o Congresso Nacional da Intercom, onde será também realizada uma exposição destes trabalhos.

Para se inscrever, os interessados devem identificar as obras e enviá-las juntamente com a ficha de inscrição do autor, fornecida pela organização do Salão, e de um pequeno currículo atualizado. Para fazer download da ficha de inscrição, entre por aqui.

As inscrições poderão ser feitas de 15 de março às 24 horas do dia 15 de maio de 2011".

bolsa de extensão

Pessoal:

Está aberto o processo seletivo para bolsistas (PUIC E PROBEX) para o projeto Memória, Representações Sociais e Identidades Regionais: Levantamento, Diagnóstico e Divulgação do Acervo do CEDOC-UNISC.

O projeto é vinculado ao Departamento de História e Geografia da Unisc e está aberto para os alunos da Comunicação Social.

Para se inscrever o aluno deve:

- Apresentar Atestado de Matrícula do semestre 2011/1;

- Ter conhecimentos de tecnologias de internet (construção de blogs, sites e de redes sociais);

- Apresentar Coeficiente de Rendimento Escolar maior ou igual a 8,0;

- Não apresentar reprovações durante a vida acadêmica, desde a aprovação no vestibular para o curso, tanto em disciplinas obrigatórias como optativas (a ser comprovado através do histórico escolar).

As inscrições podem ser feitas no Departamento até o dia 30 de março.
terça-feira, 22 de março de 2011

Oportunidade de estágio para jornalismo


A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde está com processo seletivo aberto para contratação de um estagiário de jornalismo para atuar na assessoria de imprensa.

Contatos e currículos devem ser enviados para 13crs@saude.rs.gov.br aos cuidados de Paulo Augusto Gomes, Coordenador do setor.

Telefone: (51) 3713.1011 e 3713.3570

Reunião da viagem para Altas Horas

Pessoal:

A primeira reunião para discutirmos a viagem ao programa Altas Horas já está agendada.
Se liguem:

Quando: 28/03/2011 - segunda-feira.
Horário: 18:30
Local: Estúdio da TV

Quem quer fazer a capa do Unicom e da Exceção?

Moçada, o jornal Unicom e a revista Exceção ampliarão ainda mais o processo de interdisciplinaridade - uma marca registrada dos dois veículos - nesse primeiro semestre de 2011.

O primeiro passo nesse sentido se dará por meio de um concurso, aberto a todos os alunos do Curso de Comunicação, que escolherá a melhor proposta de capa tanto para o Jornal Unicom como para a Revista Exceção.

Como participar:

JORNAL UNICOM.
a temática dessa primeira edição será "Os 7 pecados". As propostas de capa devem ser enviadas até dia 1º de maio para o e-mail da turma, pelo JornalUnicom@gmail.com. Quem quiser apresentar pessoalmente, pode fazê-lo até essa data às segundas pela manhã, no lab 09.

REVISTA EXCEÇÃO. a temática será livre. As propostas de capa (e contra, se necessário) devem ser apresentadas à turma na noite do dia 10 de maio, na sala 1505. As apresentações serão por ordem de chegada.

Independente da proposta escolhida, ao final do semestre as turmas realizarão uma exposição temática com todos os trabalhos apresentados.

Faixa chamando para 1º EGEJ e 1º FSPJ

Na foto de Luana Backes, a faixa chamando para a realização dos 1º Encontro Gaúcho de Ensino de Jornalismo (1º EGEJ) e 1º Fórum Sul-brasileiro de Professores de Jornalismo (1º FSPJ).

Ela se encontra afixada entre os blocos 13 e 15, próximo ao Centro de Convivência, onde se realizam os GTs dos eventos dia 9 de abril, sábado.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Alunos selecionados para a agência de PMA

Abaixo, a lista dos alunos selecionados para a Agência de Produção em Mídia Audiovisual:

Ana Gabriela Alves da Silva
Camila Barboza
Francisca Garcia Macedo
Gabriel Cassel Tassinari
Juliana Karina Roehrs
Letícia Lorensini dos Santos
Lucas da Silva Ferreira
Robson Henrique Rodrigues

Os candidatos selecionados estão convocados para a reunião de orientação e informação sobre monitores e voluntários, na sexta-feira (25/03), às 14 horas (em ponto), na Agência de PMA.

Aula inaugural nesta terça e quarta

Pessoal:

Para lembrar a todos que amanhã e quarta são os dias da nossa aula inaugural com Luli Radfharer. O publicitário, pesquisador e professor da ECA USP sobre a cultura digital vai palestrar na terça à noite no anfiteatro do Direito, a partir das 19h e na quarta de manhã, a partir das 8h, também no anfiteatro.

As palestras do professor são classificadas como imperdíveis.

Se alguém quiser dar uma conferida, basta acessar: http://www.tvcultura.com.br/login/videos/luli

Agências Experimentais

Pessoal:

A Coordenação do Curso de Comunicação Social informa que a Coordenação das Agências Experimentais fica assim constituída para o ano de 2011;

- Agência de Jornalismo - Coordenador Profº Hélio Etges
- Agencia de Produção em Mídia Audiovisual - Coordenadora Profª Stefanie Carlan
- Agência de Relações Públicas - Coordenadora Profª Mônica Pons
- Agência de Publicidade e Propaganda - Profª Yhevelin Guerin

Para as agências de Jornalismo, Publicidade e Produção em Mídia Audiovisual está aberta seleção de monitores.
quinta-feira, 17 de março de 2011

Agências de jornal e PMA selecionam monitores

Pessoal, as agências de Produção em Mídia Audiovisual e Jornalismo estão selecionando monitores e voluntários.

Para se inscrever, os candidatos devem entregar na Secretaria do Curso, até quinta-feira, 17, currículo com os eventos que participou (palestras, oficinas etc.), bem como disciplinas já cursadas na Unisc e toda sua experiência acadêmica e profissional.

Mas atenção:

- A entrevista na Agência de PMA será na sexta-feira (18/03), a partir das 14 horas, na agência.

- Já a entrevista na Agência de Jornalismo será às 13h30 do dias 18/03, também na própria agência.
terça-feira, 15 de março de 2011

Oportunidade de estágio em Agência de PP

Pessoal:


Segue anúncio de uma oportunidade de estágio em agência de Publicidade para a área da criação.
Clique na imagem para conferir os detalhes.
quinta-feira, 10 de março de 2011

Participe dos 1º EGEJ e 1º FSPJ

Oportunidade de estágio na Unisc Tv

Gente:

Segue o recado do professor Jair Giacomini, coordenador da Unisc Tv:

Estão abertas as inscrições (ATÉ 03/03/2011) para preenchimento de vaga para um estagiário na Unisc TV, para operação de suíte master.

Turno NOITE, de segunda a sexta-feira.

Os interessados devem remeter Currículo com foto, sob o título da vaga de 01/03/2011 até 03/03/2011 para E-mail: recrutamento@unisc.br ou Av. Independência, 2293 A/C Setor de Recursos Humanos – Santa Cruz do Sul.

Informações em http://www.unisc.br/portal/pt/servicos-online/central-de-oportunidades.html

quarta-feira, 2 de março de 2011

Aula da Comunicação debate mundo digital

Pessoal:

O Curso de Comunicação Social está trazendo o publicitário, professor da ECA/USP e especialista em cultura digital Luli Radfharer para a aula inaugural.

O evento, que vai discutir as inovações no mundo da comunicação a partir das novas tecnologias, vai acontecer nos dias 22 de março, noite, a partir das 19h, e 23 de março, manhã, a partir das 7h50m.

Nos dois dias a palestra vai ocorrer no anfiteatro do Direito.

IV Festival Internacional de Filmes Curtíssimos

Moçada, pediram para avisar que continuam abertas as inscrições ao IV Festival Internacional de Filmes Curtíssimos.

Os realizadores e diretores podem inscrever seus filmes, gratuitamente, captados em qualquer plataforma, de gêneros ou temas variados, amadores ou profissionais, porém, que não ultrapassem 3 min. de duração (fora o título e os créditos), realizados em qualquer parte do Brasil e em qualquer data, podendo os mesmos já terem participado de outros festivais ou mostras, porém, que não tenham sido inscritos nas edições anteriores do Festival.

Para participar da curadoria do Festival os candidatos devem preencher a ficha de inscrição disponível no site *www.filmescurtissimos.com.br* e postar, via Correios, cópia do filme em MINI DV ou DVD, juntamente com ficha de inscrição impressa e assinada para: Espaço Cultural Renato Russo - 508 Sul Bl. A - CEP 70.351-580 (Aos cuidados do Festival Internacional de Filmes
Curtíssimos), *até o dia 1º de abril de 2011*.

Em sua 13ª Ed. internacional - 4ª no Brasil, o *Festival Internacional de Filmes Curtíssimos* exibe nos dias 6, 7 e 8 de maio de 2011, simultaneamente em 75 cidades de 18 países, uma seleção de aproximadamente 7hs de filmes curtíssimos, que são sínteses de idéias e conceitos de todo o mundo, apresentados em filmes que não ultrapassem 3 min. de duração.

Os filmes selecionados concorrerão a *cinco* premiações: Melhor Filme,
Animação, Originalidade, Brasília e Júri Popular.

Dados gerais

*Festival Internacional de Filmes Curtíssimos*
13ª edição pelo mundo e 4ª edição nacional.
INSCRIÇÕES: até 1º de abril de 2011.
REALIZAÇÃO: Dias 6, 7 e 8 de maio, no Auditório I do Museu da
República/Brasília, às 20h.

Classificação Indicativa: Livre.

Facebook:* http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=1762352220

Twitter:* @curtissimos

Alunos da Comunicação vão ao Altas Horas


O curso de Comunicação Social está com as inscrições abertas para a viagem para participar do programa Altas Horas da Rede Globo.

As gravações acontecerão no dia 02/06 nos estúdios da Tv Globo São Paulo.

Os interessados, que devem ser alunos do Curso de Comunicação, podem se inscrever na coordenação até 30/04.

O pacote da viagem com saída, chegada, hotel e valores está sendo orçado e será apresentado na primeira reunião do grupo de viagem com data ainda a ser divulgada.
terça-feira, 1 de março de 2011

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot